Passo a Passo Troca de Cabos Elétricos em Apartamento em Santos

Como Trocar a Fiação Elétrica de um Apartamento?


Você sabia que a troca da fiação elétrica pode melhorar a segurança e a eficiência energética do seu apartamento? 


Neste guia passo a passo, vou explicar como realizei esse tipo de manutenção em um serviço recente. Dividi por tópicos para ficar mais fácil de entender: 

menino com roupa de eletricista residencial em Santos

1. Avaliação Inicial 

Antes de começar, fiz uma avaliação completa da instalação elétrica do apartamento. Verifiquei se havia fios desgastados, sinais de superaquecimento ou tubulações entupidas. Anotei todas as áreas que precisavam de atenção. 


2. Desliguei a Energia 

Para minha segurança, desliguei a energia elétrica do apartamento. Isso foi feito no quadro de disjuntores. Certifiquei-me de que todos os circuitos estavam desligados antes de prosseguir conforme Norma de Segurança da NR10 


3. Removi a Fiação Antiga 

Com cuidado, removi a fiação antiga. Usei ferramentas adequadas, como alicate de corte, para desconectar os fios dos interruptores, tomadas e luminárias. Enrolei os fios antigos e os descartei corretamente. 


4. Instalei a Nova Fiação 

Com os fios antigos removidos, foi hora de instalar a nova fiação. Utilizei fios do fabricante Sil, reconhecidos por serem de boa qualidade e segui as normas técnicas da NBR 1054. 


Aqui estão os detalhes específicos para cada tipo de aplicação:


Utilizei cabos flexíveis de cobre com capa isolante em PVC de 2,5 mm². Esses cabos são ideais para alimentar tomadas e suportam uma tensão elétrica de até 750V. 

Eles são aplicados em:


Utilizei cabos flexíveis de cobre com capa isolante em PVC de 1,5 mm². Esses cabos são adequados para circuitos de iluminação e suportam uma tensão elétrica de até 750V. 

Eles são aplicados em: 


O chuveiro é uma carga resistiva e requer um fio com maior capacidade de condução. Para um chuveiro de 6800 W, utilizei um fio de 6 mm² de seção, também de cobre com capa isolante em PVC. 



5. Montagem do Quadro de Disjuntores 

Para o quadro de disjuntores, escolhi disjuntores novos da Steck. Esses disjuntores são confiáveis e seguros. A montagem foi realizada seguindo as instruções do fabricante. Certifiquei-me de que os disjuntores estavam corretamente fixados e conectados aos cabos. 


6. Testei o toda a Instalação Elétrica 

Após a montagem do quadro de disjuntores, liguei a energia e testei a instalação elétrica. Verifiquei se todas as luzes, tomadas e aparelhos estavam funcionando corretamente. Caso houvesse algum problema, desligaria a energia novamente e verificaria as conexões. 


7. Organizei o Material Que Sobrou 

Organizei os fios e o restante do material que sobraram de forma ordenada, evitando emaranhados e confusões. Eles serão usados na reforma de outro apartamento. 


8. Finalização 

Após a troca da fiação instalei um adesivo de segurança na porta do quadro de disjuntores, fechei o quadro e liguei novamente a energia. 

Procurando Eletricista em Santos?

Botão WhatsApp

Um ponto de Atenção!


É importante seguir as normas de segurança ao lidar com eletricidade e contratar um profissional qualificado para realizar a troca da fiação do seu apartamento.


Se você estiver em Santos /SP, entre em contato que forneceremos uma orçamento gratuito. 


Com essas etapas, você está no caminho certo para garantir uma instalação elétrica segura e eficiente no seu apartamento em Santos. 🏢⚡