Chuva de Raios: Como Proteger sua TV?

Existe 3 maneiras de proteger sua TV durante uma chuva com raios

Falar sobre a proteção dos nossos equipamentos eletrônicos é sempre um tema importante, mas fica ainda mais urgente quando estamos enfrentando uma chuva com raios. 


De acordo com dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), uma equipe de pesquisadores e cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil tem uma média de 77,8 milhões de raios por ano, o que o coloca como o país com a maior incidência de raios no mundo.


Em Santos, onde o clima tropical é predominante, as tempestades com descargas elétricas são mais comuns do que se imagina, e é preciso estarmos preparados para proteger nossos aparelhos. 


Neste texto, vou apresentar 3 maneiras de proteger sua TV durante uma chuva com raios.

Chuva de Raios em Santos

Chuva de Raios em Santos

1. Desligar  da tomada.


A primeira dica é desligar todos os seus equipamentos da tomada, inclusive sua TV. 


Essa é a forma mais simples e eficiente de proteger seus aparelhos. 


Como eletricista residencial, eu sempre recomendo que, em dias de chuva com raios, os moradores de Santos desliguem da tomada todos os equipamentos eletrônicos que não estão sendo usados no momento. 


Assim, você evita que, mesmo um raio caindo a quilômetros de distância, uma sobrecarga elétrica percorra os cabos até sua residência e danifique seus equipamentos. 


Vale lembrar que é importante desconectar também os carregadores de celulares e outros dispositivos, pois eles também podem sofrer danos. 


Se você mora em um prédio antigo e está preocupado com as condições dos cabos elétricos do seu apartamento, recomendo a leitura desse texto: Instalações Elétricas: 4 Sinais de que você precisa trocar urgentemente.

2. Protetores de Surto Elétrico


Esses dispositivos são projetados para serem usados na parte externa da tomada onde você liga sua TV. 


Eles oferecem proteção contra descargas elétricas, evitando danos aos aparelhos conectados. 


Os protetores de surto elétrico são de fácil instalação (você mesmo consegue instalar) e podem ser encontrados em lojas de eletrônicos em Santos.


Esses dispositivos funcionam como um filtro, impedindo que picos de energia atinjam os aparelhos conectados a eles. 


Eles detectam e desviam a corrente excessiva causada por surtos elétricos, protegendo sua TV.


É importante ressaltar que, embora os protetores de surto elétrico sejam uma medida valiosa de proteção, eles não garantem uma proteção total contra todos os tipos de danos elétricos. 


Em casos extremos, como raios diretos ou surtos muito intensos, eles podem não ser capazes de fornecer proteção completa. 


No entanto, você estará adicionando uma camada extra de segurança para preservar seus aparelhos e minimizar os riscos associados a surtos de energia.

Falta De Protetor de Surto em Chuva de Raio

Falta De Protetor de Surto em Chuva de Raio

No Brasil, alguns dos principais fabricantes de protetores de surtos elétricos de instalação em tomadas são:




Ela também oferece protetores de surtos elétricos para proteção de equipamentos conectados em tomadas residenciais.

3. Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS)


O Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) é instalado no quadro de disjuntores e protege não apenas sua TV mas toda a sua residência.


Nos dias de chuva com raios, esse dispositivo desempenha um papel crucial na proteção dos seus equipamentos eletrônicos. 


O DPS age como uma barreira contra os picos de energia gerados pelos raios, impedindo que essas sobrecargas entre dentro da residência através dos cabos elétricos.


Com um DPS de qualidade, você pode prolongar a vida útil dos seus aparelhos, evitando gastos com reparos ou substituições desnecessárias.

Quadro de disjutores

DPS em quadro de disjuntores | casa em Santos /SP

No Brasil, alguns dos principais fabricantes de Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) são:





Um eletricista experiente poderá lhe ajudar a escolher um DPS adequado às suas necessidades, levando em consideração a capacidade de absorção de energia, a qualidade e a certificação do dispositivo.

Proteção contra Raios e Riscos Elétricos

Proteção contra Raios e Riscos Elétricos

Proteção contra Raios e Riscos Elétricos: Medidas Importantes a Serem Tomadas


Para finalizar, é fundamental manter-se informado sobre as condições climáticas em Santos. 


Esteja atento aos alertas de chuva com raios emitidos pelos órgãos competentes e siga as recomendações de segurança.


Durante uma tempestade com raios, evite o uso desnecessário de equipamentos eletrônicos. Essa medida simples pode ajudar a minimizar os riscos e prejuízos.


Lembre-se: é sempre melhor prevenir do que remediar


Portanto, esteja preparado, adote as medidas de proteção adequadas e mantenha-se seguro durante as tempestades com raios.

Precisa de um Instalador de TV?

botão whatsapp

Ou ligue: (13) 99117-1478

Se você tem recebido as últimas contas de energia com valores muito alto e está pensando no que pode estar acontecendo, recomendo a leitura desse texto: Conta de Energia Alta e Fuga de Corrente


É possível que exista um problema na instalação elétrica e seu dinheiro pode estar indo pelo ralo.